Buscar
  • João Cânovas

A Crise de Legitimidade do Franchising no Brasil

Hoje eu escrevo com um fundo mais reflexivo. Há muito tempo venho observando uma enxurrada de anúncios com ofertas de franquias de toda natureza possível com promessas cada vez mais absurdas. Não é de se admirar que um dos livros mais comprados por empreendedores é "Trabalhe 4 horas por semana: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico'. Fale a verdade! Você acredita nisso? Com todo respeito a Timothy Ferriss, autor do livro, eu não acredito mas é claro que este título é muito mais comercial, para despertar a curiosidade do leitor e provocar a compra, porém ele trabalha um dos mais poderosos gatilhos mentais do ser humano que é o desejo do sucesso a um baixo esforço, o que sabemos ser pura utopia, porém, acreditamos e buscamos ávidos.

Eu coloquei este início pois acredito que você também esteja saturado de propostas vagas e superficiais, oferecidas por grandes desconhecidos que se esbofeteiam pelo seu clique a qualquer custo prometendo sucesso, dinheiro e riquezas com pouco esforço. Esta é uma das estratégias mais utilizadas pelos anunciantes nas redes sociais e ainda gera muito resultado, senão já teríamos presenciado outras abordagens surgindo, o problema é que atualmente as pessoas possuem grande acesso a informação e pesquisam muito antes de realizar qualquer tipo de cadastro ou compra.

Muitas vezes na expansão de franquias nos deparamos com o "investidor cebola", eu o batizei assim por ele ser aquele tipo de pessoa que estava ali quieta até ser "descascado", fazer um estrago e sumir, como uma cebola ao ser descascada que nos faz chorar e logo passa. Por que tantos investidores simplesmente evaporam? Uma das respostas está na LEGITIMIDADE.

O que eu quero dizer com Crise de Legitimidade? Ao analisarmos os maiores cases do franchising nacional e até mesmo internacional, vemos como as grandes redes nasceram e se consolidaram com base na experiência de vida e visão dos seus fundadores. Uma marca que admiro muito é a KFC (frango frito), fundada por Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders, que começou o negócio aos 65 anos e levou 1.009 NÃOS até conseguir vender sua primeira franquia, com toda esta bagagem de vida e com receitas únicas, exclusivas da sua família e guardadas por gerações.

Outro grande exemplo que admiro muito é o do fundador da Wise Up, Flávio Augusto da Silva, atualmente presidente da Wiser Educação, Holding detentora das marcas Wise Up e Number One, sócio de Carlos Martins, fundador da Wizard. Flávio foi vendedor de rua de cursos de inglês para adultos e assim fez sua carreira. Tem base, tem fundamento, tem legitimidade para falar para um candidato a franqueado que esteja iniciando na rede que ele deve ir pra rua vender matrícula porque só assim o negócio sobrevive pois foi assim que ele fez acontecer, é a liderança pelo exemplo, cada vez mais rara de se ver no mercado de franquias e nas empresas em geral, infelizmente.

Poderíamos citar aqui inúmeros bons exemplos legítimos, porém, quero focar na Crise de Legitimidade que estamos presenciando no franchising brasileiro onde cada vez mais lemos sobre "a franquia que mais cresce no Brasil" sem fundamento nenhum onde só vimos maus exemplos de fundadores petulantes, sem histórico nenhum e sem LEGITIMIDADE nenhuma que claramente buscam apenas usufruir de um crescimento rápido a fim de atingir um status de franqueador sublime e quase intocável no auge de sua 100ª Loja inaugurada!

Aposto que você já se lembrou de meia dúzia de exemplos que se encaixam neste perfil, então tome cuidado pois se você pensa em comprar uma franquia ou se você já é empresário e busca escalar o seu negócio e enxerga no franchising um bom caminho, preste atenção com sua legitimidade. Qual é a sua história? O que o torna legítimo? Pensando em ajudar empreendedores que queiram conhecer o mercado de franquias com mais riqueza, eu elaborei um Curso, intitulado de Franchising MasterClass, que contém mais de 20 horas de conteúdo distribuído em 10 módulos com 103 capítulos de estudo. Este Curso é 100% on-line, ministrado através de vídeo-aulas gravadas com conteúdo aplicado de maneira prática e didática, para ajudar o(a) empreendedor(a). É um Curso onde compartilho mais de 10 anos de experiência de mercado com você. Para mais detalhes basta acessar os links abaixo:


Conheça e Matricule-se na Franchising MasterClass: http://www.novaeraestrategia.com/masterclass

Mais Conteúdos em: http://bit.ly/neestrategia

Manda um Zap pra mim: CLIQUE AQUI.


João Cânovas é graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Franquias pela Franchising University e fundador da Nova Era Estratégia. São mais de 10 anos de mercado com experiência acumulada nos bastidores do marketing e da expansão de grandes franqueadoras do Brasil entre elas a maior franqueadora do mundo do segmento de Ensino Profissionalizante. Já foram mais de 150 empresas atendidas, mais de 100 franquias comercializadas e mais de 20.000 horas úteis de consultoria. Mesmo assim o aprendizado nunca pode parar. Não existe verdade absoluta, não existe um papa no assunto, o mercado de franquias mudou e nós vamos ajudar você a entender o franchising. Você pode encontrar a Nova Era Estratégia no Twitter, Facebook, Google+, Instagram, Whatsapp, SoundCloud, iTunes, Spotify, Stitcher, CastBox e YouTube.


0 visualização

© 2020 por Nova Era Estratégia. CNPJ 24.852.203/0001-74. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.