top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão Cânovas

Franquia vs. Licenciamento: Qual é a Melhor Opção para Expandir seu Negócio?




No mundo dos negócios, muitos empresários e empreendedores que desejam crescer e expandir seus negócios se deparam com a dúvida: devo optar por franquear meu negócio ou pelo licenciamento de marca? Neste episódio, o especialista em franquias João Cânovas irá desvendar as diferenças, riscos, vantagens e benefícios de cada um desses dois tipos de expansão empresarial.


Franquia: Transferência de Know-how e Direito de Uso de Marca

A franquia consiste em conceder o direito de uso de uma marca, além de transferir conhecimento e know-how para os franqueados. Isso significa que você irá treinar os franqueados para gerir e operar o seu modelo de negócios, fornecendo suporte e acompanhamento constante enquanto o contrato estiver em vigor. Os franqueados aplicarão os conhecimentos que você desenvolveu em sua unidade piloto e ensinará a eles como fazer o que você faz atualmente.


Licenciamento: Direito de Uso de Marca

Por outro lado, o licenciamento de marca refere-se apenas ao direito de uso de uma marca. Por exemplo, se você possui uma fábrica de semijoias e deseja expandir seu negócio, licenciar sua marca pode ser uma opção interessante. Você poderá ter revendedores que irão comercializar seus produtos, enquanto você fica responsável pela produção e logística. Nesse caso, é importante conceder a licença de uso da sua marca para esses revendedores.


Operação Assemelhada a Franquias e Cuidados Legais

É importante lembrar que, de acordo com a lei de franquias, se você promove qualquer tipo de suporte ou treinamento aos licenciados, sua operação pode ser considerada assemelhada a uma franquia. Nesse caso, é necessário ter contratos de licenciamento bem definidos e contar com um advogado especializado nesse tipo de contrato para garantir que tudo esteja de acordo com a lei.


MVP do seu Negócio e Estrutura Mínima Viável

Se você optar por franquear sua empresa, é importante desenvolver o MVP (Produto Mínimo Viável) do seu negócio. Isso significa identificar a estrutura mínima necessária para replicar seu modelo de negócios para os franqueados. Inicialmente, você pode começar com um portfólio de produtos ou serviços reduzido e, posteriormente, expandir conforme a demanda. Ter um MVP ajudará a garantir que os franqueados tenham uma operação enxuta e eficiente desde o início.


Proteção Jurídica e Contratos

Tanto no caso de franquia quanto no licenciamento, é fundamental buscar proteção jurídica adequada. Contratos bem elaborados e assessoria de um advogado especializado são essenciais para evitar problemas futuros. Lembre-se de que o licenciamento não exige o mesmo nível de padronização que a franquia, mas é importante estabelecer regras claras de uso da marca.


Siga a NOVA ERA ESTRATÉGIA em todas as redes:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Afinal, quem é João Cânovas e Nova Era Estratégia?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

♦️ JOÃO CÂNOVAS é Graduado em Publicidade e Propaganda; Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Franquias pela Franchising University; Colunista na Revista Franquia; Colunista na Rádio Saint Lousi FM; Mentor em Universidades Corporativas; tem 17 anos de mercado com experiência acumulada nos bastidores do marketing e da expansão de grandes franqueadoras do Brasil, entre elas a maior franqueadora do mundo de Ensino Profissionalizante; possui Mais de 35 Redes de Franquias atendidas; Mais de 100 franquias comercializadas; Mais de R$3 milhões líquidos em negócios gerados; Prestou Suporte para mais de 1.500 franqueados; Treinou mais de 400 franqueados individualmente; Tem mais de 1.100 alunos on-line e tem 6 Livros escritos sobre franchising.


♦️ NOVA ERA ESTRATÉGIA é uma consultoria de negócios que ensina PMEs a se organizarem para crescer.


♦️ FALE COM O JOÃO:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

♦️ WHATSAPP: https://wa.me/551732316976

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page